AnimaNação
Animação em 2D e 3D, dublagem, animes, curtas e longas, tudo sobre o mundo da animação está aqui!

Cultura Cyberpunk nas Animações

O cyberpunk (acrônimo de Ciber(nética) + punk) é um subgênero da ficção científica que enfoca o conceito de “High tech, low life” (Alta tecnologia, baixo nível de vida). O mundo descrito pela cultura cyberpunk é triste, sombrio e com computadores que dominam todos os aspectos do cotidiano. O tema tem grande influência em filmes como a trilogia Matrix e Blade Runner.

Nas animações, o cyberpunk é retratado especialmente em animes, seja em forma de série, seja em longa-metragem. Falaremos, aqui, um pouco sobre dois representantes da cultura cyberpunk no mundo animado.

 

Akira (1988)

Nada mais justo do que começar o post falando sobre Akira. Trata-se de um longa-metragem baseado na popular série homônima de mangá. Criado por Katsuhiro Otomo, sendo que no longa trabalhou no roteiro e na arte, é um clássico do estilo cyberpunk. O longa se passa na cidade de Neo-Tóquio, que é a cidade de Tóquio reconstruída após ter sido destruída durante a 3ª Guerra Mundial. Estima-se que a 3ª Guerra mundial fora iniciada devido ao crescimento incontrolável dos poderes sobrenaturais de uma criança chamada Akira, que fora registrada em um programa governamental secreto de pesquisa. 30 anos após a guerra, uma gangue de motoqueiros liderada por Kaneda se envolve em uma brigacom uma gangue rival, quando o membro mais novo da 1ª gangue, Tetsuo, colide com uma misteriosa criança que escapara do programa de investigação psíquica secreta do governo. Então, Tetsuo é levado pelos responsáveis pelo programa, juntamente com a criança, e é submetido a uma série de experiências que despertam nele poderes latentes.

Trailer de Akira

 

Série Bubblegum Crisis (1987)

Série anime dividida em 8 episódios, lançada no formato OVA. O ano é 2032, sete anos após o grande terremoto de Kanto que dividiu Tokyo – e os seus habitantes – em dois. O fosso entre ricos e pobres é maior do que nunca, e sobre todos recai a sombra da torre babilônica da mega corporação Genom. O principal produto da Genom são os Boomers – seres artificiais utilizados para substituir os humanos no trabalho manual. Mas, enquanto os Boomers servem a humanidade, servem também como instrumentos mortais nas mãos de indivíduos implacáveis com uma agenda própria. E mesmo a AD Police, especialmente criada para combater os violentos Boomers, nada pode fazer. Contra os vilões, opõe-se uma equipe de quatro mulheres vigilantes em armadura – as Knight Sabers, que lutam para proteger Mega Tokyo. No extinto canal Locomotion, eram exibidos episódios da série Bubblegum Crisis Tokyo 2040, o OVA em formato de série animada.

Abertura de Bubblegum Crisis Tokyo 2040

Bônus: Animatrix (2003)

Animatrix é uma coleção de 9 histórias sobre o mundo da Matrix e que antecedem os acontecimentos do filme Matrix. Tratam-se dos dias finais das últimas cidades da humanidade, da guerra contra as máquinas e da queda da espécie humana.

Trailer de Animatrix


Nenhuma resposta to “Cultura Cyberpunk nas Animações”

Gostou do post? Não gostou? Então deixe um comentário, lembrando sempre que spams serão apagados e comentários ofensivos também. Críticas são muito bem-vindas, desde que CONSTRUTIVAS.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: