AnimaNação
Animação em 2D e 3D, dublagem, animes, curtas e longas, tudo sobre o mundo da animação está aqui!

Captura de Movimentos – uma técnica realista

A tecnologia vem evoluindo cada vez mais, a cada dia que passa e isso não é novidade pra ninguém. No mundo da animação, isso não é diferente.
Uma das inovações que pode ser notada nos últimos tempos é a técnica de captura de movimentos. Não, não estou falando do Kinect, mas a ideia é parecida, só que foi lançada antes do sensor do Xbox 360. E uma outra diferença é que na técnica tema deste post, funciona da seguinte maneira:

Os atores fazem suas atuações em frente a uma tela vazia e com sensores de movimento presos a eles. Estes sensores capturam os movimentos das pessoas e os dados são repassados a computadores e é através destes dados que os animadores podem criar os personagens por meio da ação dos atores.

Esta técnica tem sido muito utilizada em várias animações. Os 3 últimos filmes do diretor americano Robert Zemeckis, o mesmo de Forrest Gump – O Contador de Histórias e da trilogia De Volta Para o Futuro, tiveram esta tecnologia. Vocês podem conferir! O efeito é incrível e super realista. São eles:

– O Expresso Polar (2004);
– A Lenda de Beowulf (2007);
– Os Fantasmas de Scrooge (2009).

E não pensem que os movimentos dos atores são capturados apenas para um personagem, não! No filme O Expresso Polar, o ator Tom Hanks pôde servir de molde para 5 personagens diferentes, inclusive o menino principal (não há um nome definido para a personagem). Houve, ainda, participação de Steven Tyler (vocalista do Aerosmith), interpretando 2 elfos.

Outro diretor que se apropriou do sensor de movimentos para criação de personagens foi James Cameron, na superprodução Avatar, mas isso é outra história, pois não se trata de captura de movimentos para criar um longa animado.

Pra vocês terem uma ideia de como funciona, pra quem não conhece as animações, segue abaixo o trailer de O Expresso Polar.

http://www.youtube.com/watch?v=jVfB6GhlwIM

Para saber sobre curiosidades a respeito dos filmes e da técnica, o blog AN recomenda:

http://www.adorocinema.com/filmes/os-fantasmas-de-scrooge/noticias-e-curiosidades/

http://www.adorocinema.com/filmes/expresso-polar/noticias-e-curiosidades/

Nenhuma resposta to “Captura de Movimentos – uma técnica realista”

Gostou do post? Não gostou? Então deixe um comentário, lembrando sempre que spams serão apagados e comentários ofensivos também. Críticas são muito bem-vindas, desde que CONSTRUTIVAS.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: